Na terça-feira, 13 de maio, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier, visitou o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus São Bento do Sul, acompanhado pelo chefe de gabinete, engenheiro agrônomo Felipe Penter; pelo diretor regional do CREA na cidade, engenheiro Charles Costi; e pelo assessor de inovação do conselho, Rhuan Bittencour.
A comitiva foi recebida pelo coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Jean Carlos Bortoli Dalcin, e pelo diretor-geral do campus, professor Alessandro Iavorski. Durante a visita, foram apresentados os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação ofertados pela instituição.
O professor Jean destacou os números de entrada e conclusão do curso, enfatizando que muitos dos estudantes já atuam como técnicos no mercado de trabalho e retornam aos estudos em busca de crescimento profissional. Ressaltou ainda que o curso de Engenharia de Controle e Automação do IFC São Bento do Sul é considerado uma referência nacional, figurando entre os melhores do país.
Um dos diferenciais apontados pelo coordenador é o foco na formação prática e na capacidade de implementação por parte dos futuros engenheiros. Ele destacou disciplinas como Projeto Integrador I e II, realizadas no sétimo e nono semestres, nas quais os alunos desenvolvem projetos práticos. Também foram apresentadas as disciplinas de Projeto de Extensão I e II: a primeira, ofertada no quarto semestre, tem como objetivo propor soluções para demandas da sociedade; a segunda, no sexto semestre, visa aproximar os alunos dos desafios reais enfrentados pela indústria.
Segundo Jean, essas disciplinas são pilares do curso e contribuem para a formação de profissionais com pensamento crítico, autonomia e competência técnica. Ele reforçou que o apoio do CREA-SC, especialmente na mediação entre a indústria e as instituições de ensino, é fundamental para fortalecer essas ações e construir pontes que beneficiem tanto os estudantes quanto o setor produtivo.
Texto/Foto: Jean Dalcin
Arte: CECOM/SBS