Os egressos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau Víctor Hugo do Amaral e Samantha Luiza Salm conquistaram medalhas para o Brasil na International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, a maior competição de matemática do mundo, que ocorre de 22 a 26 de fevereiro, na Tailândia, capital de Bangkok. Após enfrentarem diversas etapas com mais de 600 jovens de nove países diferentes, Vitor e Samantha conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Samantha, que se formou há duas semanas no ensino médio integrado em Eletromecânica no IFC, conta que terminou a prova sem expectativas. “É pouquíssimo tempo de prova, menos do que estamos acostumados. Mas quando o meu nome apareceu no telão, anunciando os medalhistas, foram muitas emoções. Não sabia se subia no palco, se abraçava meus amigos, se ligava para minha mãe. Quando subi no palco para pegar a medalha, foi um sentimento que nunca tinha sentido, uma felicidade extrema. Queria mostrar para todo mundo como nosso país é espetacular e tem muito a oferecer. Fiquei muito orgulhosa de mim! Na minha cabeça só passava ‘meu Deus, uma medalha internacional!’ Achei que isso era um sonho grande demais para mim, só tenho a agradecer aos familiares, amigos e professores.”
O caminho que levou os alunos até a Tailândia
O excelente desempenho de nove estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC Campus Blumenau na edição 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras — em que conquistaram medalhas de ouro e prata —, levou ao convite para integrarem a delegação brasileira que participaria da edição 2025 do International Talent Mathematics Contest (Concurso Internacional de Talentos da Matemática), conhecido como ITMC, que aconteceria na Tailândia.O ITMC é uma agência de educação para superdotação em matemática, considerada uma das principais instituições da Ásia voltadas ao ensino de matemática e treinamento de estudantes com altas habilidades.
Após o convite, o grupo iniciou uma campanha para arrecadação do valor para pagar a viagem dos nove estudantes. Diante da dificuldade em custear a viagem, o IFC buscou alternativas para financiar os custos por meio do Ministério da Educação (MEC), mas como o período estava próximo do encerramento do exercício fiscal, não foi possível obter os recursos.
Os estudantes e familiares organizaram uma vakinha, com apoio da Associação de Pais e Servidores do IFC Blumenau, mas o valor arrecadado não foi suficiente para o pagamento integral da viagem. Diante disso, a equipe levantou a possibilidade de cada um custear a própria viagem, com recursos próprios, dividindo o que havia sido arrecadado durante a campanha. E, dessa forma, apenas dois alunos puderam ir, Samantha e Victor.
A professora de Matemática Cássia Aline Schuck conta que foi a primeira vez que o campus participou da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), que resultou, posteriormente, no convite para o campeonato internacional. “Foi uma experiência didática muito interessante, pois trata-se de uma prova em equipe, e desta forma, temos um estímulo à colaboração e aprendizado mútuo. Os estudantes que participaram aprenderam a valorizar a diversidade de ideias, tanto matemáticas como de estratégias para solução de um problema, em conjunto. Ter essa experiência no currículo pode destacar os estudantes em processos seletivos para universidades ou no mundo do trabalho, mostrando engajamento e habilidades na solução de problemas.
Os estudantes do IFC Campus Blumenau vêm ao longo dos anos se destacando em campeonatos e olimpíadas de Matemática regionais, nacionais e, agora, internacionais. Com uma missão voltada para a educação integral, inclusiva e cidadã, o IFC busca valorizar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios futuros e para que possam contribuir positivamente para a sociedade.
Leia também >>> Estudantes são convidados para competição de Matemática na Tailândia
Texto: Cecom /Blumenau/Gisele Silveira
Fotos: arquivo pessoal