O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus São Bento do Sul declara que condena veementemente os ataques racistas sofridos pelo jogador do Real Madrid, Vini Jr.
No último dia 22, o jogador foi alvo de ataques racistas pela torcida do time adversário. Ao tentar cobrar providências do árbitro, o jogador chegou a ser expulso da partida. Em outras palavras, tentaram transformar a vítima em agressor, sofrendo o jogador, dessa forma, duas injustiças.
O esporte, assim como qualquer ambiente, deve ser um lugar de diversidade cultural, racial e étnica. Não se pode aceitar este tipo de comportamento nesses espaços ou em qualquer outro.
Esses acontecimentos tristes e vergonhosos devem despertar na sociedade e, em especial, nos profissionais da educação a importância do debate sobre o preconceito e o racismo, especialmente, nos espaços escolares.
Sabemos que o ataque sofrido pelo jogador Vini Jr. não se trata de um caso isolado, muito pelo contrário, pois se um jogador renomado, com elevado padrão financeiro, sofre esse tipo de ataque, o que dizer daqueles menos abastados?
Nos solidarizamos com Vini Jr. e com todos aqueles que sofrem qualquer tipo de preconceito ou racismo. Convidamos todos os docentes a debaterem, com frequência, em sala de aula, o racismo e o combate a esta prática para que num futuro muito próximo possamos ter uma sociedade justa e sem qualquer tipo de preconceito.
Lembramos que o NEABI é um espaço de estudos e debates e que você pode fazer parte dele.
Texto: NEABI/SBS
Imagem: CECOM/SBS