O Governo Federal, por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério da da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), formalizou, nesta quinta-feira (5), a doação ao IFC da área para a construção do novo campus em Mafra. A concessão do terreno faz parte do programa “Imóvel da Gente”, que visa destinar imóveis da União para políticas públicas estratégicas.
A concessão ocorreu em cerimônia realizada nas dependências do MGI, em Brasília, que contou com a participação do reitor do IFC, Rudinei Exterckoter, e também dirigentes de outros Institutos Federais que receberam imóveis da União para implantar novos campi: do IFSULDEMINAS, Cleber Barbosa; do IFSC, Maurício Gariba Júnior; do IF SertãoPE, Jean Carlos de Alencar; e do IFSP, Silmário dos Santos. A assinatura do documento de cessão da área ao IFC foi feita por Exterckoter, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo superintendente do patrimônio da União em Santa Catarina, Juliano Luiz Pinzetta.
A concessão de áreas federais aos Institutos é parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica realizada pelo Governo Federal, que irá criar cem novos campi de Institutos Federais em todo o país. A iniciativa integra o novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) conduzido pelo Governo Federal, e envolve, além do MEC e do MGI, a Casa Civil e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Além da unidade em Mafra, o IFC terá ainda um novo campus em Campos Novos.
“Hoje foi um dia muito especial para o Instituto Federal Catarinense, que fica pra história da instituição, com a conclusão do processo de doação da área para implantação do Campus Mafra. ”, afirma o reitor. “Agora, temos a área em posse do IFC e o processo licitatório em curso; com isso, poderemos, a partir do próximo ano, iniciar a obra dessa unidade — e esperamos, em breve, poder receber ali novos estudantes.
Participaram também da reunião o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; a secretária–adjunta de Gestão do Patrimônio da União, Carolina Stuchi; e os deputados federais catarinenses Ana Paula Lima e Pedro Uczai — entre outras autoridades.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fotos: Angelo Miguel/MEC