O engenheiro, de forma geral, tem como missão transformar o mundo em que vivemos. Especificamente, o engenheiro de controle e automação atua no desenvolvimento, criação e implementação de métodos que otimizam processos, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e o uso de matéria-prima. Esse profissional pode, por exemplo, projetar máquinas que tornam processos mais eficientes ou que diminuem o desperdício de recursos. Também é capaz de desenvolver tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas, como próteses eletrônicas, além de sistemas de controle aplicados em indústrias químicas, metalúrgicas, automobilísticas, de combustíveis, entre outras.
Além disso, o bacharel em Engenharia de Controle e Automação está apto a:
- Atuar no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação;
- Otimizar, projetar, instalar, manter e operar sistemas de controle e automação de processos, manufatura, acionamento de máquinas, medição e instrumentação eletroeletrônica, redes industriais e aquisição de dados;
- Integrar recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial;
- Coordenar e supervisionar equipes de trabalho;
- Realizar pesquisa científica e tecnológica, além de estudos de viabilidade técnico-econômica;
- Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
- Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos;
- Atuar com responsabilidade ética, considerando a segurança e os impactos socioambientais das suas ações.
O curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento do Sul destaca-se nacionalmente pela qualidade da sua formação e infraestrutura, sendo reconhecido como uma referência no ensino público de engenharia. Seu principal objetivo é formar profissionais capazes de unir teoria e prática na resolução de problemas reais.
Ao longo da graduação, os estudantes têm acesso a disciplinas fundamentais para sua formação, com destaque para os Projetos de Extensão e os Projetos Integradores. Esses componentes curriculares oferecem aos alunos autonomia para desenvolver soluções de engenharia aplicadas ao mundo real, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar de forma independente.
Para isso, é necessário integrar conhecimentos adquiridos ao longo do curso em áreas como microcontroladores, controladores lógicos programáveis (CLPs), técnicas de controle, redes industriais, entre outras. Essa abordagem proporciona uma formação sólida, alinhada às exigências da indústria moderna e aos desafios da inovação tecnológica.
INFORMAÇÕES GERAIS |
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FORMA DE ENSINO: | Ensino Superior – Bacharelado |
DURAÇÃO: | 5 anos | |
TURNO: | Noturno | |
MODALIDADE: | Presencial | |
ESCOLARIDADE MÍNIMA: | Ensino Médio Completo | |
FORMA DE INGRESSO: | Enem/Sisu (https://ingresso.ifc.edu.br) | |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 3.640 horas | |
NÚMERO DE VAGAS: | 40 |
COORDENAÇÃO:
Prof. Jean Carlos Bortoli Dalcin – Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação
(Em aberto) – Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia de Controle e Automação
e-mail: automacao.grad.sbs@ifc.edu.br
Telefone: (47) 3188-1705
DOCUMENTOS:
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – matriz 2023
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – matriz 2017
Matriz Curricular – ECA
Fluxograma de Pré-requisitos – matriz 2017
Fluxograma de Pré-requisitos – matriz 2023
Resolução CONSUPER 068/2016
Organização Didática (OD) dos Cursos do IFC
QUADRO DE HORÁRIOS:
MANUAIS E RECURSOS DE LABORATÓRIO:
Lista de Materiais e Recursos
Regulamento de Segurança dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão
Portaria Normativa de Uso dos Laboratórios de Informática
Normas Básicas de Segurança para o Laboratório de Química
Manual de Prevenção e Combate a Incêndios
PROJETOS DISCENTES:
Projetos desenvolvidos pelos discentes
Projetos discentes 2024/01
Projetos discentes 2024/02
EMENTAS
AVISOS:
I Semana Acadêmica das Engenharias – 2023/1