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Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus São Bento do Sul > Campus SBS discute Diretrizes do Ensino Médio Integrado

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Campus SBS discute Diretrizes do Ensino Médio Integrado

segunda-feira, 16 de Abril de 2018

O Instituto Federal Catarinense vem discutindo, desde o ano passado, a reformulação do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio oferecido na Instituição. Foram realizadas atividades como o I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC,em Camboriú, a socialização e contribuição dos campi e também audiências públicas com a participação da comunidade externa. A etapa mais recente foi a do levantamento de proposições dos campi para a elaboração de um documento norteador: Diretrizes para o Ensino Médio Integrado/IFC. Através de questionário proposto pela Pró-Reitoria de Ensino, alunos e servidores puderam deliberar sobre vários aspectos do Ensino Médio Integrado.

A dinâmica de preenchimento do questionário foi a seguinte: no dia 11 de abril, os servidores se reuniram no auditório para responder as questões do documento e alinhar seu posicionamento em relação aos assuntos propostos. Os alunos realizaram ação similar: cada representante de turma recebeu um questionário que foi discutido em sala de aula e respondido, um por turma.

Na última quinta-feira, dia 12 de abril, a comunidade interna do campus SBS e também membros externos (pais de alunos, pessoas da comunidade, etc.) se reuniram para analisar as respostas selecionadas pelos servidores e pelos alunos, e chegar a um posicionamento coletivo do IFC São Bento do Sul, através de discussão e votação. A participação dos discentes e dos servidores foi bastante construtiva, com uma necessária troca de ideias e demonstração de coesão e entendimento entre os integrantes do Instituto.

Os assuntos abordados no Questionário aplicado estão relacionados abaixo:

ORGANIZAÇÃO DOS CURSOS:

Discutiu-se a carga horária máxima dos cursos do Ensino Médio, a necessidade de regulamentar a carga horária diária e também regular o máximo de componentes curriculares simultâneos por semana.

INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

Colocou-se em discussão a necessidade de integração dos conteúdos dentro da matriz curricular de forma explícita e também se a integração deve ser prevista no PPC, nas ementas.

AVALIAÇÃO: RECUPERAÇÃO PARALELA

Aqui a pauta foi a indispensabilidade de oferta da recuperação paralela e qual carga horária deve ser destinada a ela.Também foi abordado como oferecer a reavalição.

AVALIAÇÃO: APROVAÇÃO E PROGRESSÃO PARCIAL

Os participantes debateram as condições que devem ser atendidas para aprovação no componente curricular, e ainda sobre a progressão parcial por dependência e se  deve relacionar a reavaliação e as atividades de recuperação paralela

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

Discutiu-se sobre a dispensa de alunos reprovados de disciplinas em que tiveram bom desempenho e como deverá ser esse aproveitamento.

CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO:

O debate foi sobre que estratégias/metodologias podem ser sugeridas para a curricularização da pesquisa e da extensão, e discutiu-se a carga horária mínima para as atividades.

ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS:

Colocou-se em discussão a pertinência de efetivar a nível institucional atividades não presenciais no EMI.

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS E ELETIVOS:

O foco deste tema foi a obrigatoriedade da oferta de Libras e qual a carga horária estabelecida para componentes curriculares optativos. O quantitativo mínimo e máximo de estudantes matriculados para a abertura de turmas em componentes curriculares optativos foi posto em votação, além da pertinência de previsão de componentes curriculares eletivos.

PRÁTICA PROFISSIONAL:

Formulou-se o conceito de prática profissional e como contemplá-la no curso.

ESTÁGIO:

Abordou-se a necessidade de prever estágio curricular obrigatório no EMI, e qual deveria ser a carga horária máxima.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

A discussão foi sobre a possibilidade de colocar atividades complementares  na estrutura curricular dos cursos do Ensino Médio Integrado e qual carga horária mínima.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

O último tema discutiu se o TCC deve ser previsto como possibilidade na estrutura curricular dos cursos do EMI.

O campus São Bento do Sul agradece e parabeniza a participação de seus alunos e servidores, além das pessoas da comunidade que vieram participar desse momento tão importante para todo o IFC. Com diálogo, entendimento e troca de ideias é possível construir uma estrutura educacional que ofereça o melhor para todos, fortalecendo a educação pública, gratuita e de qualidade.

Algumas imagens do encontro podem ser conferidas abaixo, e também o questionário com as respostas e justificativas dos integrantes do IFC São Bento do Sul:

Temas para Diretrizes EMI SBS

Texto e imagens: Cecom/SBS

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