quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de outubro, no Auditório do Instituto Federal Catarinense de São Bento do Sul às 9 horas, a Audiência Pública para discutir a construção de diretrizes institucionais dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC. A audiência foi a quarta etapa da iniciativa, que contou com as seguintes ações anteriores:
- I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC
- Socialização, no campus, das proposições aprovadas na plenária do seminário
- Coleta de informação para o Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado.
Para conduzir o debate estiveram presentes dois servidores da Reitoria do IFC: Professor Reginaldo Leandro Placido, Coordenador-Geral de Políticas e Programas de Ensino, e Carolina Fontoura Cartana, Técnica em Assuntos Educacionais, ambos integrantes da Coordenação-Geral de Políticas e Programas de Ensino. E do campus São Bento do Sul o Diretor-Geral: Samuel Henrique Werlich, e o Diretor de Desenvolvimento Educacional: Alessandro Iavorski, compuseram a mesa.
A audiência contou com a participação dos docentes, dos técnicos administrativos, estudantes e membros da comunidade, que puderam debater referenciados em cinco eixos de discussão:
I. Organização dos Cursos: ensino técnico integrado ao ensino médio, carga horária, duração do curso, escola em tempo integral;
II. Formação Integral: componentes da matriz curricular, formação biopsicossocial, perfil do egresso, formação humana;
III. Currículo: currículo integrado, núcleos (Básico, Politécnico e Profissional), flexibilização curricular, componentes curriculares de acordo com perfil do curso, disciplinas eletivas e optativas;
IV. Avaliação: qualitativa/quantitativa, recuperação paralela, recuperação/avaliação como um apoio pedagógico, acompanhamento para os estudantes ingressantes com defasagens de conteúdos;
V. Curricularização da Pesquisa e da Extensão: tempo, formas, creditação de horas de pesquisa e extensão em atividades curriculares, a pesquisa e extensão como metodologias de ensino.
Dentro destes cinco eixos os participantes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e pontos de vista sobre o tema, fazer perguntas e oportunizar um diálogo necessário sobre por quais caminhos o Ensino Médio Profissionalizante será conduzido dentro do Instituto Federal Catarinense.
*Texto: Cecom/SBS
**Imagem: Divulgação/Karine Arend