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Registro Acadêmico e Cadastro Institucional – RACI

O Registro Acadêmico e Cadastro Institucional (RACI) é setor constituinte do organograma funcional dos campi do Instituto Federal Catarinense, diretamente ligado à Direção de Desenvolvimento Educacional do campus.

Compete ao RACI:

• Responsabilizar-se pela guarda, sigilo e atualização dos arquivos – correntes, intermediários e permanentes – referentes ao setor.

• Manter a ordem e a disciplina nos serviços sob sua responsabilidade, executando suas tarefas com zelo.

• Assinar com a Direção de Desenvolvimento Educacional e Direção-Geral dos campi, os documentos pertinentes.

• Alimentar e manter atualizado o sistema acadêmico, inserindo dados relativos aos alunos e cursos do IFC e disponibilizando as informações em tempo hábil, quando solicitadas.

• Arquivar e controlar documentos referentes ao itinerário acadêmico dos estudantes, fazendo a devida organização e manutenção dos arquivos correntes com as pastas individuais, tais como: trancamento, transferência, históricos escolares, documentos individuais e afins.

• Receber a documentação dos aprovados nos processos seletivos discentes, para ingresso nos cursos ofertados pelo IFC, respeitando as regras definidas em edital, e efetuar a matrícula bem como preparar o registro do aluno e dossiê para cada estudante, na qual serão arquivadas as cópias dos documentos pessoais e os registros referentes ao itinerário formativo.

• Atender ao público, interno e externo, dentro de sua competência.

• Emitir e registrar certificados de cursos de Qualificação Profissional, diplomas de cursos técnicos de nível médio, declaração de proficiência e certificação do ENEM, nos campi que possuem permissão junto ao INEP, e preparar o processo de diplomação de graduação e certificação de pós-graduação.

• Abrir e manter a guarda e encerrar os livros de registro pertencentes ao item anterior.

• Fornecer, encaminhar, receber e analisar documentos pertinentes ao Registro Acadêmico e ao Cadastro Institucional.

• Coletar dados institucionais por meio de formulários em diferentes níveis e setores e, a partir deles, elaborar relatórios que serão utilizados para o preenchimento dos sistemas dos órgãos reguladores.

• Atualizar a base de dados do IFC que subsidia a elaboração de documentos de gestão como: Relatório de Gestão, Censo Interno, Censo da Educação Básica (Educacenso), Censo da Educação Superior (Censup), Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), atualização da Plataforma Nilo Peçanha (Revalide), entre outros.

• Manter atualizado os dados cadastrais que organizam as informações institucionais referente à infraestrutura, servidores docentes/técnicos administrativos e corpo discente, em todos os cursos ofertados pelo Campus, em conjunto com a Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus.

• Manter atualizado os dados cadastrais dos dirigentes do Campus, em conjunto com as Direções e Coordenações responsáveis.

• Manter um fluxo de trabalho coerente em concordância com os demais setores do Campus, com o intuito de agrupar e consolidar a coleta e a atualização dos dados institucionais, de modo a fornecer as informações, sempre quando necessárias, atendendo plenamente as demandas solicitadas.

• Prezar sempre a ética e o comprometimento no cadastro, atualização, acompanhamento e no fornecimento das informações, de modo a preservar os dados institucionais.

• Delegar servidores auxiliares para atuarem em demandas específicas de acordo com o volume de trabalho.

• Contribuir e propor melhorias pertinentes aos serviços do setor.

• Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas pela legislação e/ou atribuídas

pelo(a) superior(a) hierárquico(a).

Horário de Funcionamento:

Das 10h às 12h e das 13h às 19h.

Contatos do Setor de Registros Acadêmicos

registroacademico.sbs@ifc.edu.br – (47) 3188-1700 – digito 3