Menu principal
 

campus São Bento do Sul não está realizando atendimentos presenciais ao público no momento, tendo em vista o estado de pandemia ocasionada pelo COVID-19 (novo Coronavírus).

 

As solicitações de certificação estão ocorrendo de forma remota, via e-mail, portanto contate-nos através do: registroacademico.sbs@ifc.edu.br , com toda a documentação listada abaixo escaneada.

Obs.: neste momento excepcional, o requerimento pode ser preenchido pelo computador no documento editável e enviado sem a assinatura (não tendo a necessidade de impressão).

 

As retiradas de certificação estão temporariamente suspensas.

 

Os documentos necessários para a solicitação são:

a) requerimento preenchido e assinado:

Em PDF: Requerimento para Certificação do ENCCEJA

Editável: Requerimento para Certificação do ENCCEJA editável

b) Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto);
c) comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF (se já tiver na Carteira de Identidade, não precisa novamente);
d) Boletim Individual de Resultados expedidos pelo INEP; (Página do Participante Encceja)
e) Declaração de Proficiência Parcial original de Áreas de Conhecimento (QUANDO HOUVER)

 

Para obter o  Certificado de Conclusão do Ensino Médio o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova de cada realização do Exame, e estar de acordo com os seguintes critérios:
a) ter atingido, no mínimo, 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
b) ter atingido, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação.
c) para garantir aprovação na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá ter sido aprovado no mesmo exame, na prova de Redação e na prova objetiva.

O participante do ENCCEJA interessado em obter Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio deverá possuir, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova de cada realização do Exame e atender aos seguintes requisitos:

a) ter atingido, no mínimo, 100 pontos em qualquer uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
b) ter atingido, no mínimo, 100 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e na mesma edição do exame, ter atingido o mínimo de 5 pontos na prova de Redação.

O participantes também poderão solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio juntando o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas nas edições do ENCCEJA 2006, 2007 e 2008; nas edições do ENCCEJA realizadas no exterior a partir de 2011; e nas edições do ENEM de 2009 a 2016.

 

Mais informações podem ser verificadas na Portaria Normativa Nº 20/2019 – ASSEG/GABI

 

Certificações Emitidas:

Certificados e Declarações emitidas a partir de Dezembro/2019

Certificados e Declarações emitidas a partir de Dezembro/2018

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018 

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Atualizado em 18/05/2020.