Menu principal
 

Campus São Bento do Sul, do Instituto Federal Catarinense, nasceu da união de esforços realizados pelo poder público, comunidade e por diversas entidades organizadas da região que juntos viabilizaram através da cessão de um terreno com área de 42.547,18 m² dentro do ambiente do Parque Científico e Tecnológico de São Bento do Sul, localizado no bairro Centenário a instalação deste campus em 2012; permitindo desta forma que no início de 2014 fossem iniciadas as obras do campus. O projeto arquitetônico utilizado na construção do Campus de São Bento do Sul é o modelo desenvolvido pela equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Projeto do Fundo de Desenvolvimento da Educação, chamado Programa Brasil Profissionalizado que resultou em uma área construída de 5.814,63 m² e em investimentos que totalizaram mais de 15 milhões de reais. A obra foi concluída e entregue no primeiro semestre de 2016, tendo sido inaugurada no dia 9 de maio do mesmo ano. As atividades letivas iniciaram-se em agosto de 2016.

Para a levantar as demandas sociais de cursos foram realizadas Audiências Públicas com a comunidade local procurando prospectar a vocação mesorregional, em consonância com as linhas educacionais do IFC e, atento, as ofertas de ensino de outras instituições, para evitar o sombreamento.

No planejamento educacional foram levantados os dois eixos tecnológicos de referência para a abertura dos novos cursos. Este levantamento foi realizado com base no estudo técnico através de indicadores econômicos da região do Planalto Norte Catarinense, em que mostra a forte presença do setor industrial e de serviços.

Sendo assim, os eixos tecnológicos a serem seguidos pelo Campus são: (a) Controle de Processos Industriais, (b) Gestão e Negócios e (c) Segurança. Dentro destas linhas, são ofertados os cursos de: Educação Técnica Profissional de Nível Médio em Automação Industrial, Segurança do Trabalho e Informática. Cursos de Nível Médio na modalidade subsequente: Logística, Defesa Civil e Qualidade, estes com entrada descontinuada no momento. Na Educação Superior, são oferecidos os Bacharelados em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação.

Nosso campus que está localizado na Rua Paulo Chapiewski, nº 931, Bairro Centenário, não consta com Moradia Estudantil nem restaurante universitário, porém consta com um espaço contendo mesas, cadeiras, micro-ondas e geladeira para que os alunos possam trazer suas refeições, e ainda com uma cantina terceirizada dentro de suas instalações.

Atualizado em 06/09/2019.